Os primórdios do bairro Luxemburgo (fotos) remontam à visita do sr. Albert Scharlé ao Brasil, a convite do grão-duque de Luxemburgo, para dirigir a Siderúrgica Belgo Mineira. Scharlé, encantou-se com as paisagens belorizontinas, especialmente por uma área ao sul da cidade, onde havia uma fazenda que pertencia a um grupo de ingleses. Comprou-a e reformou a casa grande, vivendo lá por muitos anos. Depois de sua morte e com o crescimento da cidade, seus herdeiros resolveram parcelar e vender parte dessas terras que, a essa altura, já eram conhecidas como Luxemburgo.

INFRAESTRUTURA
A principal rua do bairro é a Rua Guaicuí, em que se verifica um expresso comércio local e imóveis bastante valorizados. Como o bairro ainda não está saturado como alguns da Zona Sul, continua atraindo investimentos de luxo, em razão de sua localização privilegiada. Outras ruas importantes de boas edificações são Fábio Couri, Silvéria C. Pinto, Flavita Bretas, Júlia Nunes Guerra, Luiz Soares da Rocha, Dr. Sette Cãmara, Albert Scarllet, Helena Abdalla. Situado támbém nas vizinhanças do Santo Antônio e São Bento, bairros de classe média alta e alta, o Luxemburgo está de cinco a dez minutos de bairros como Lourdes, Savassi, Funcionários e Belvedere, motivo pelo qual se consolidou como região valorizada, com investimentos de alto padrão, com imóveis (sem contar as casas) cujo valor se aproxima de até três milhões, em 2010. Para quem gosta, o bairro tem construções mais antigas na parte baixa, mas, na região alta, é considerado um bairro novo.
Normalmente confundido com bairros próximos, como Vila Paris, Cidade Jardim, Santa Lúcia e, principalmente, Coração de Jesus (onde, na verdade, se localiza a Praça José Cavalini, a Rua Iraí e o Shopping Jardim), o Luxemburgo começa realmente na Rua Guaicuí, na região do Clube de Natação Pingo D'água, e sobe até a Raja Gabaglia.
Boa parte do bairro é plana, com ruas bem-arborizadas. Na parte alta, o charme está exatamente nos prédios mais novos (quase todos), que se destacam em razão do relevo e proporcionam lindas vistas.
Trata-se de um dos excelentes bairros da ZS de BH para viver: localização, áreas verdes (o bairro possui uma das poucas matas urbanas da ZS, o Bosque do Mosteiro), prédios com excelentes áreas de lazer, comparadas às dos bairros mais nobres da cidade, casas de ótimo padrão em ruas muito tranquilas e arborizadas.
ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
No bairro está localizado o shopping Woods, conhecido como um shopping de bairro.
Mais informações, acesse o site:
http://www.luxemburgobh.com.br